Especial Ásia – Dicas do Vietnã: um guia para sua primeira viagem

 

Por Marcos Arruda

São Paulo – Há muito o que esperar em viajar para o Vietnã, que se estende desde as montanhas altas e grupos étnicos fascinantes do Norte para os arrozais intermináveis ​​e vias navegáveis ​​vibrantes do Delta do Mekong, no Sul, com mais de 3000 quilômetros de costa realmente gloriosa no meio.

A Baía de Halong é uma atração do Patrimônio Mundial e um destaque para muitos visitantes do Vietnã(César Asensio)

Acrescente em uma boa infraestrutura de transporte de ônibus, trens e voos e uma abundância de comida de rua barata, mas excelente, e não é nenhuma surpresa que o Vietnã está em inúmeras listas de viagens. Como qualquer país, ele tem seus desafios, e alguns visitantes voltam para casa com histórias de golpes, estradas agitadas e vendedores insistentes. Seguir estas dicas ajudará você evitar as principais armadilhas, garantindo que você traga para casa somente lembranças felizes para acompanhar seu chapéu engraçado.

Duas mulheres em Hanói. Algumas palavras do vietnamita podem te levar longe, seja encomendar comida de rua na cidade ou fazer caminhadas nas terras altas (Matt Munro / Lonely Planet)
Esteja aberto

Um longo período e uma longa exposição do Vietnã para estrangeiros, você vai perceber que muitos moradores locais não demonstram tanta curiosidade com os visitantes como alguns de seus colegas no Camboja, Myanmar e Laos. Além disso, porque a maioria dos vietnamitas não estão confiantes com o inglês falado, apesar de aprendê-lo na escola, as pessoas tendem a ignorar os estrangeiros que pareçam perdidos, a menos que você realmente peça ajuda. Mas tenha certeza de que os vietnamitas são realmente pessoas amigáveis. Se você fizer uma pergunta a alguém com um sorriso, e em inglês lento, claro, você certamente (ou quase) terá sua resposta e o sorriso de volta. Frases simples, como Xin chào (‘ olá ‘, pronunciado ‘ seen chow’) e cám ơn (‘obrigado’, pronunciado ‘kaam uhn’) vão te ajudar a percorrer um longo caminho.

Fique conectado

Enquanto a maioria dos hotéis, cafés e restaurantes tem wi-fi, você pode facilmente comprar um cartão SIM e ficar conectado à internet por apenas US $ 3. Os nomes das ruas vietnamitas são notoriamente longos (a maioria tem o nome de pessoas), então os mapas digitais superam os de papel para muitos viajantes. Você também encontrará um número de telefone local para se encontrar com guias turísticos e fazer reservas de última hora na estrada. Os cartões SIM são amplamente vendidos em lojas de esquina e são fáceis de recarregar. Uma vez que você tenha um cartão, o processo para se registrar na Internet pode ser complicado, então peça ao lojista ou no seu hotel para fazer isso por você.

Comida de rua é uma das grandes alegrias do Vietnã – e você precisará de dinheiro para pagar por isso ( James Pham / Lonely Planet)
Conheça o “dong” certo para o seu dólar

O dong vietnamita é a moeda do Vietnã e vem em denominações que variam de 200 a 500.000 (cerca de US $ 23,00). Embora seja emocionante se tornar um milionário vietnamita, lidar com esses muitos zeros pode se tornar frustrante, especialmente porque parte da moeda é de cor muito semelhante. Por exemplo, a nota de 10.000d e a nota de 200.000d são amareladas, enquanto as notas de 20.000d e 500.000d são azuis. É muito fácil entregar a nota errada a um taxista se estiver com pressa. Passe um minuto em seu quarto antes de sair para programar suas contas para evitar pagar demais.

Embora os cartões de crédito e débito internacionais sejam aceitos em hotéis, restaurantes e nas maiores agências de viagens (às vezes com uma taxa adicional), o dinheiro ainda é o rei do Vietnã para as transações do dia-a-dia. Os caixas eletrônicos estão amplamente disponíveis e a moeda pode ser trocada nos bancos (e em algumas lojas de ouro, embora essa prática seja desaprovada pelo governo).

Cuidado com os golpes nos táxis

Para muitos, os moto táxis seja a melhor maneira de ver as ruas de thronging de Hanói e Ho Chi Minh City. No entanto, golpes podem acontecer, e sua melhor proteção é um bom conhecimento de onde você está indo e direcionar ao longo do caminho. Sempre combine o valor antecipadamente e esteja preparado para ser cotado a um preço mais alto do que os locais. Para os táxis regulares, fique com as duas maiores empresas de Mai Linh e Vinasun (ambas têm apps). Táxis menores e independentes são conhecidos por taximetros rápidos e motoristas agressivos. Se você estiver em uma das cidades grandes, os aplicativos de compartilhamento de passeio, como o Uber e o Grab, são bons, oferecendo corridas para carros e motos. Às vezes o motorista liga para confirmar, então ter um amigo de língua vietnamita por perto será útil.

Plantações de arroz na província de Lao Cai, perto da fronteira chinesa. Ônibus, vôos e trens tornam o Vietnã relativamente simples ( Sarawut Intarob)
Saiba quais são as suas opções de transporte

Ônibus noturnos são uma boa maneira de cobrir longas distâncias e economizar em custos de acomodação. No entanto, os assentos de layback não oferecem muito espaço para as pernas, portanto, os passageiros mais altos (qualquer pessoa acima de 1,6 m) acharão impossível se alongar totalmente. Enquanto o beliche superior oferece um pouco mais de privacidade, eles podem estar bem na altura das luzes da rua. Máscaras de dormir e fones de ouvido com cancelamento de ruído (especialmente se o ônibus está tocando música ou filmes) são recomendados.

Às vezes você pode pagar mais alguns dólares e voar. O Vietnã tem várias companhias aéreas de baixo custo, que oferecem tarifas mais baratas, mas são notórias por estar atrasadas e aplicar rigorosamente os limites de bagagem de mão. A transportadora nacional, Vietnam Airlines, tem o melhor serviço e preços compatíveis , se reservado com antecedência.

Esteja ciente do seu entorno

Crimes violentos são extremamente raros no Vietnã e as armas de fogo são fortemente regulamentadas. Mas alguns roubos e assaltos (em menor número) acontecem. Use seu telefone e outros aparelhos eletrônicos com moderação quando estiver na rua (mesmo sentado em um café na calçada ou na parte de trás de uma motocicleta). Deixe seu passaporte no hotel; ande com uma cópia , raramente você terá que apresenta-lo .

Além disso, enquanto o Vietnã tem algumas das cervejas mais baratas do mundo, tenha cuidado ao exagerar. Turistas embriagados voltando para seu hotel nas primeiras horas da manhã, quando há pouco tráfego, podem ser vistos como alvos fáceis. Se você for chegar tarde da noite, não saia sozinho e prefira usar um táxi ao invéz de uma moto táxi.

Scooters e outros tipos de veículos podem tornar a travessia das ruas da cidade uma experiência intimidadora no início (Matt Munro / Lonely Planet)
Segurança na estrada

O tráfego em Hanói e na cidade de Ho Chi Minh pode parecer aterrorizante à primeira vista. Basta atravessar a rua durante a hora do rush pode parecer uma tarefa impossível! Mas há um método para a loucura e, como um cardume de peixes, o trânsito inevitavelmente vai deslizando em torno de você, contanto que você continue se movendo em um ritmo lento e constante. Se não tiver certeza, faça como os locais e levante uma mão alta para ser visto acima do mar de capacetes.

Se você quiser dirigir uma moto sozinho, é melhor salvá-lo em um dos destinos mais tranquilos, como Hoi An, Dalat ou Phu Quoc. Sempre use um capacete e fique atento ao tubo de escape, que causou muitas queimaduras nas pernas. Como as motocicletas tendem a dirigir-se umas às outras, mantenha os pés voltados para dentro e pense em usar sapatos fechados que ofereçam proteção extra para os pés.

Fonte: Lonely Planet

DICAS

Quer conhecer essas e outras maravilhas?
Obtenha mais inspiração de viagem, dicas e ofertas exclusivas com a Mapaplus ela te leva para conhecer o Vietnã e toda a Ásia com toda segurança e conforto em ônibus climatizados com guias em Português ou Espanhol. 

Por quê Mapaplus?

Saídas Garantidas:  Todas os programas com saídas garantidas e confirmações imediatas.

Traslados de Chegada e Saída: Os programas incluem serviço de traslados aeroporto – hotel – aeroporto.

Pacote Plus: Pacote de refeições, visitas ou excursões que completam sua viagem, com preços especiais, se adquirido com antecedência.

Se interessou? Acesse: www.mapaplus.com/pt

Sobre o Autor

Related posts

Leave a Comment